sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fotos das Apresentações sobre Folclore - Parte III

Agora, publicaremos as fotos das apresentações do período vespertino. Parabéns a todos os alunos que participaram!

Apresentação dos alunos do 1º B da Profª Dirce
com a música: "Samabalelê"

Apresentação dos alunos do 3º B da Profª Ezilma 
com a parlenda: "Hoje é Domingo"

Apresentação dos alunos: Evellyn, Matheus, Estela e Bianca do 4º B da Profª Neide com a leitura de mitos e lendas do estado de Mato Grosso do Sul

Apresentação dos alunos do 5º Único da Profª Mary, em peça coordenada pela Profª Sônia da Biblioteca do SESI, com o título: "As Sementes do Imperador"


A Laranja Calculadora

Clique no link para jogar:


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fotos das Apresentações sobre Folclore - Parte II

Nesta postagem estão as fotos das atividades realizadas pelos alunos do período matutino.

Apresentação dos alunos do 1º A da Profª Regina com as músicas:
"Pirolito" que bate-bate, "Meu Pintinho" e "Cachorrinho"

Apresentação dos alunos do 2º Único da Profª Ana Paula com quadrinhas e
advinhas: Beatriz, Cauã, Eduardo, Miguel e Raykoni

Apresentação dos Alunos do 3º Ano A, da Profª Ângela com a peça:
"A Descoberta da Joaninha"

Apresentação dos alunos do 4º A com a peça:
"A lição do Saci"


Fotos das Apresentações sobre Folclore - Parte I

Nesta postagem estão as fotos das apresentações teatrais do 5º Ano Único da professora Mary, coordenadas pela professora Sônia Morel, da biblioteca do SESI. Houveram mais fotos, pena não poder postar todas!

Amanda, Gabriela, Lara e Ana Carolina na peça:
"O Príncipe Serpente"

Vitória, Alex, Ryan, Luan e Profª Sônia
na peça: "O Leão e o Ratinho"

 Amanda, Caio, Thalita, Caio Henrique, Profª Sônia, Luan e Amanda Chamorro na peça: "A Quase Morte de Zé Malandro"

 Todos os atores do 5º Ano com a Profª Sônia


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ESCOLA MUNICIPAL BERNARDINA TRABALHA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA

Professor César e alunos da escola Araporã

 A atenção dos alunos durante a fala da
professora Cláudia

         Com o objetivo de conscientizar o educando sobre a necessidade da valorização de todas as culturas, a Escola Bernardina viabilizou a apresentação de danças indígenas e a contação de histórias, mitos e lendas indígenas. O trabalho faz parte de um resgate cultural das etnias Guarani e Caiuá, idealizado pela professora de artes, Cláudia Gonçalves Nabhan, da escola Municipal Indígena Agustinho.“Iniciamos esse trabalho de resgate das danças, lendas e mitos na Escola Agustinho e estamos estendendo para as demais escolas”, ressalta Cláudia. Na oportunidade também aconteceram apresentações de danças “sambo” e “mimbu” coordenadas pelo professor César Fernandes Benites.
Segundo a coordenadora Eliane de Fátima Triches, a escola trabalha o respeito às diferenças e “trazer a cultura indígena no âmbito escolar, faz o aluno repensar valores”. Ressalta que a escola tem combatido todos os tipos de preconceito para que não haja nenhum tipo de exclusão e a convivência entre diferentes culturas, costumes, crenças, valores e etnias possa acontecer com respeito e harmonia dentro e fora do ambiente escolar, só assim estaremos fazendo o nosso papel enquanto educadores.
De acordo com a diretora Rose Mary Nolasco, “a escola Bernardina tem procurado se pautar em uma orientação multicultural numa perspectiva emancipatória, pois acreditamos que é no início da vida escolar do educando que se constrói valores para toda vida”

Texto: Eliane de Fátima Triches

Apresentações Indígenas

Com o objetivo de conscientizar nossos alunos sobre a contribuíção dos índios em nossa cultura, foram convidados os professores Cláudia Nabhan e César Benites que juntamente com alunos das etnia guarani e kaiwoá realizaram apresentações de dança e contação de histórias.
O vídeo a seguir é um resumo das atividades ocorridas nesta terça-feira (14/08) aqui na escola.


Mangá

Este mangá (desenho ao estilo japonês) foi feito pelo aluno
Lucas Gabriel do  3º Ano B. Ficou incrível!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia de Lazer com a UNIGRAN

Aconteceu neste sábado (11/08) o projeto: "UNIGRAN vai à comunidade" onde acadêmicos de Educação física da UNIGRAN visitam escolas e promovem uma manhã recreativa. E, desta vez, nossa escola foi quem recebeu a visita deste projeto.
Nossos alunos se divertiram bastante em atividades como: cama elástica, carrinho de rolimã, ping-pong e outras.

Alunos da Escola Bernardina participando do evento

Ruan e Cristian no rolimã

Pausa para o lanche

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Projeto Raízes Africanas

Em mais uma ação do projeto Raízes Africanas: Por Quê a Desigualdade? trabalhado pela professora Damaris da disciplina de artes, os alunos dos terceiros anos daqui da escola confeccionaram bonecas negras e também máscaras africanas.

Alunos do 3º B durante atividades

Aluno Lucas Gabriel e sua máscara africana

Bonecas confeccionadas pelos alunos dos 3ºs A e B
 

Alunas do 5º Ano Falam Sobre Corrupção

Laura, Bruna e Talita apresentam aos demais alunos da
escola o que aprenderam sobre corrupção.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lendas e Mitos do Folclore de Mato Grosso do Sul

  
O mar de Xaraés
 O homem pantaneiro, em sua simplicidade, acredita no mito do mar de Xaraés, que explica ser a grande área inundada do pantanal um antigo mar que foi secando e onde sobraram somente áreas alagadas, inclusive com inúmeras baías de água salgada.
          O homem pantaneiro nunca perdeu o encanto mágico e acredita inclusive, que o “Arco-íris transporta, para outros lugares, os peixes e as baías do Pantanal.

 Tuiuiú do pantanal/Foto: Rico

A tristeza do Tuiuiú 
Tem uma lenda conhecida, que explica A tristeza do jaburu, ave símbolo do pantanal, mais conhecida como tuiuiú. As aves sempre foram alimentadas por um casal de índios que, após a morte, foi enterrado no local onde costumava alimenta-las. Os tuiuiús, em busca de alimentos, ficam sobre o monte de terra que cobria os corpos do casal, esperando que de lá saíssem algumas migalhas para alimenta-los. Como isso não ocorreu, ficavam cada vez mais tristes, olhando em direção ao chão. É por esse motivo que os tuiuiús parecem estar sempre tristes, olhando em direção ao solo. 
Pintura do artista plástico Daltro

Mãozão ou pai do mato
 É descrito como um bicho peludo, inicialmente assemelha-se a anta, em seguida cresce vertiginosamente, transformando-se em um homem negro, cabeludo e barbudo. Os crédulos afirmam que ao passar sua mão pela cabeça de uma pessoa, esta ficará louca.
Apesar do nome, o Mãozão não possui mãos grandes;   elas, porem, são extremamente poderosas , de onde resulta a denominação do personagem.

Pé-de-garrafa
    O bicho Pé-de-Garrafa é um dos mitos mais conhecidos em Mato Grosso do Sul. Descrito como um bicho homem, cujo corpo é coberto de pelos, exceto ao redor do umbigo, dando a impressão de ter coloração branca, ponto vulnerável ao mostro. Alguns afirmam que tem cara de cavalo com um só olho no meio da testa, outros juram que tem cara de gorila e, outros ainda, cara de cachorro. O fato é que a grande maioria descreve o bicho como possuidor  de apenas um pé (embora poucos digam que ele tem dois pés), no formato de um fundo de garrafa. Este fato faz com que se locomova aos pulos, como se fosse um canguru, deixando no chão, um rastro com marca de fundo de garrafa. Solta fortes assobios para comunicar que é dono do território, podendo até hipnotizar aquele que se atreve a encara-lo. A vítima é levada para sua caverna, onde é devorada.

Adaptado de:
http://www.educamor.net/cg/folclore_em_ms.htm


Parceria: Promotoria X Famĺia

Aconteceu nesta terça-feira (07/08) um dia de palestras com o promotor Dr. Paulo Roberto G. Ishikawa com o título "Parceria: Promotoria X Família". Em nossa escola houveram palestras para os alunos do matutino e vespertino cada um em seu horário de estudo, e, à noite com os pais.
As palestras fazem parte do Projeto Promotoria Comunitária: MP Mais Perto de Você, que é uma ação  do Ministério Público juntamente com escolas estaduais e municipais de nossa cidade tendo por objetivo conscientizar os pais de alunos de seu papel perante a lei, como também sua importância na vida de seus filhos.
Promotor Dr. Paulo Ishikawa com os alunos do
 período matutino

Momento com a Dir. Rose

Dr. Paulo Ishikawa falando aos pais de alunos
 


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vencedor do projeto logotipo

O grande vencedor do concurso que definiu o novo logotipo de nossa escola é o aluno Gustavo Basílio Quevedo do 4º Ano B. Parabéns!
Como premiação, ele recebeu uma bola de futebol.
 A Escola Bernardina agradece a todos participantes pela colaboração.

Logotipo escolhido

O aluno Gustavo recebendo o prêmio das mãos da Dir. Rose

Certificado contendo o novo logotipo da escola

O aluno Gustavo ao lado da profª Neide do 4º Ano B