quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Premiação das salas pela venda das rifas

Aconteceu no dia 19/10 (sexta-feira), a premiação das salas que venderam o maior número de rifas. 
Lembramos que com o dinheiro arrecadado, a escola já está calçando parte do pátio próximo à quadra de esportes e como já foi postado aqui, o prêmio da rifa foi de uma bicicleta.

 
Em 1º lugar ficou o 5º Ano que ganhou uma tarde no cinema com direito à pipoca. Na foto, a turma ao lado do Geovani, da Yantur, que patrocinou o passeio.

Em 2º  lugar, a turma do 4º B, que recebeu como prêmio pizza. Na foto, a turma com a profª Neide.

Em 3º lugar, a turma do 4º A, que recebeu como prêmio bombons. Na foto, os alunos com a profª Ana Maria, Dir. Rose e Coord. Eliane.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rádioescola

Os alunos Vitória, Eduardo, Micheli e Gabriela, do 5º Ano são os locutores dessa rádioescola que tem como tema o Tenente Antônio João Ribeiro.


Desenhos a lápis

Estes são os desenhos do aluno João Victor da Silva Satim do 3º B. Parabéns pelo seu talento, ficaram lindos!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Receitas no 4º A

Os alunos do 4º ano A da professora Ana Maria, estiveram na Sala de Tecnologia Educacional pesquisando sobre receitas como texto instrucional. Hoje (19/10), trouxeram para degustação as receitas que fizeram em suas casas.

Alunos com as receitas pesquisadas

Degustação dos pratos preparados

Sorteio da Rifa da Bicicleta

Aconteceu na noite desta quarta-feira (17/10) o sorteio da rifa da bicicleta. O ganhador do sorteio foi Matheus Caires. Na ocasião também houve a entrega de notas do segundo bimestre.
Nesta segunda-feira (22/10) serão divulgadas as salas que ganharão os seguintes prêmios.
1º lugar: Um passeio no cinema com direito à pipoca.
2º lugar: Pizza (na própria escola).
3º lugar: Bombom (na própria escola).
Lembrando que os prêmios são de acordo com as salas que venderam o maior número de rifas.

Aluno Kaio (1ºB) sorteando o bilhete

Pais que compareceram ao evento

 Alunos do 1º B e profª Dirce


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia da Bandeira: Curiosidades e Significados


História do Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Significados da bandeira brasileira:
A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira possui um significado:
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.
As estrelas na Bandeira Nacional estão distribuídas conforme o céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a Constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, Raimundo Teixeira Mendes elaborou um desenho contrariando alguns aspectos da astronomia, priorizando a disposição estética das estrelas, e não a perfeição sideral.

Fonte:


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Festa do Dia das Crianças

Aconteceram nos dias 04/10 e 05/10 (quinta e sexta-feira) as programações referentes ao Dia da Criança na escola Bernardina. Teve gincana, pipoca, cachorro-quente, bolo, refrigerante e pinturas faciais. Foram momentos de muita alegria e nossas crianças se divertiram bastante!
Luana, Carol, Gabriela, Talita, Laura e Ryan do 5º Único

 Professores a alunos em clima de festa

Professora Ana Maria do 4º A e alunos

Alunos do Período Matutino