sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Comemorações do Dia da Consciência Negra

Aconteceu no dia 24/11 (sábado) na quadra poliesportiva da escola as apresentações culturais referentes ao "Dia da Consciência Negra" e também mais uma etapa do Projeto "Raízes Africanas - Por quê a Desigualdade?" da professora Damaris.

Apresentação do 1º B
"Menina Bonita do Laço de Fita"

Apresentação do 5º Único
"Morena de Angola"

Apresentação do 1ºB e 5º Único
"Dança do Frevo"

Apresentação do 4º A
"Racismo e Apartheid"






sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O lúdico e a aula de artes

Nesta sexta-feira (23/11), os alunos do 1º B tiveram uma aula diferente e divertida. A professora Damaris, de Artes, coordenou uma aula de brincadeiras e brinquedos bastante divertida com os alunos. 
O objetivo da aula é que através das brincadeiras, as crianças recriam o ambiente em que vivem, fazendo-se personagens de suas brincadeiras, e, através dos jogos, desenvolvem a percepção do outro, do relacionamento com os colegas.

Alunas com jogo da memória

O agitado salão de beleza do 1º A





terça-feira, 20 de novembro de 2012

Joguinho para entrar no clima do natal

O ano letivo de 2012 está acabando, então vamos entrar no clima das festas de fim de ano com esse joguinho natalino. Você utiliza o mouse para jogar mirando a bolinha nas que tiverem a mesma cor, clique para atirar. ATENÇÃO: não clique nas propagandas, espere o jogo carregar.

Torneio de Xadrez

Aconteceu nesta quarta-feira (14/11) um torneio de xadrez entre a Escola Bernardina, EM Elza Farias (convidada) e a EM Arthur Campos Mello (convidada). O torneio foi coordenado pelo professor do Projeto Xadrez na Escola, Carlos Alberto Pereira.
Beatriz (4ºA) e Sérgio Gabriel (5º U)

Ganhadores das Medalhas

Ganhadores dos prêmios


Pais e Filhos na Sala de Tecnologia

Aconteceu no dia 13/11 (terça-feira passada), o último encontro entre pais e professoras do PAE, onde também ocorre o projeto "Nesta Escola Sou Aluno Também", sob a coordenação da profª Verônica.
Na oportunidade, ao lado de seus filhos, os pais puderam conhecer algumas atividadades que nossos alunos realizam na sala de tecnologia aqui da Escola Bernardina.
Pais na STE da EM Bernardina
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EM Bernardina Recebe o Poeta Emmanuel Marinho

No último dia 06/11 os alunos da Escola Bernardina puderam prestigiar o poeta douradense Emmanuel Marinho, contemplar suas poesias, se encantar com a música e com jogo de palavras que compõe os seus belos poemas, além de dialogar com o próprio poeta , sanando curiosidades sobre as suas obras e sobre  a vida de poeta. Tiveram também a oportunidade de conhecer vários de seus poemas, como Porã, Sapato, Genocíndio, entre outros e conhecer uma de suas novas obras, o livro de literatura infantil “ Miguinha”.
A visita faz parte do projeto de leitura que a escola trabalha “ Aluno-Leitor, Aluno-Escritor” e que tem como objetivo maior despertar no educando o gosto pela leitura, já que esse é um dos grandes desafios da escola.
A coordenadora Eliane Triches ressalta que propiciar momentos como esse em que o aluno pode conhecer pessoalmente o autor da obra, é um imenso incentivo para a leitura. O poema é uma modalidade textual muito bem aceita pelas crianças nas séries iniciais de alfabetização, pois a sonoridade desenvolve a a fantasia e a imaginação. Trabalhos como esse possibilitam despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita, já que provoca o inesperado, a ampliação do sentido do que pensamos e do que queremos dizer.
Na oportunidade, os alunos do 1º ano “B” fizeram uma homenagem ao poeta, encenando o seu poema “ Genocíndio”. Segundo a professora da turma, Dirce Puglia, a visita foi um momento ímpar para a escola, pois as crianças ficaram atraídas e encantadas com as poemas musicais de Emmanuel Marinho e a visita despertou a curiosidade em conhecer outros poemas de sua autoria.
Poeta Emmanuel Marinho e alunos do 1º e do 3º Ano

Platéia do 4º e do 5º Ano

Coord. Eliane, Emmanuel Marinho e Dir. Rose