quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ruth Hellmann, quem é???

A escritora, recebendo alunos da nossa escola na ADL

Ruth Hellmann Claudino - Nome literário: Ruth Hellmann

Natural de Erechim/RS, reside em Dourados/MS desde 1981.
Formada em Ciências, pela Universidade de Mato Grosso do Sul. Mãe de Paula e Bruno.
Lançou seu primeiro livro de poesias "Poemas Espontâneos" em 1990, com a segunda edição em 1991, em sua terra natal.
A autora é membro fundador da Academia Douradense de Letras - ADL, fundada em 15/09/1991, ocupando a cadeira número 15. Membro correspondente da Academia Irajaense de Letras e Artes - AILA do Rio de Janeiro, ocupando a cadeira 5 do quadro II, empossada em 17/06/1995.
Recebeu Monções Honrosas: Câmara Municipal de Dourados e Campo Grande em 1998; Câmara Municipal do Rio de JAneiro em 1999.
Participou como palestrante do IV Encontro Nacional de Poetas e Escritores, II Congresso de Escritores e Poetas do Mercosul e do II Encontro de Academias do Brasil, promovido pela ABRAPES - Associação Brasileira de Poetas e Escritores, no ano de 1999 em Foz do Iguaçu. 
Em Setembro de 1999, juntamente com outras três poetisas brasileiras, conquistou o troféu "Libro de Plata" durante  o Sétimo Encontro Internacional dos Poetas e Escritores do Mercosul, em Puerto Iguazú, Misones, Argentina.

* Adaptado de: 
HELLMANN, R. Elefantes Elegantes. 1999, p.21.

29 comentários:

  1. Muito bonita essa estoria,
    eu ainda não conheço essa escritora.
    Pablo 4a matutino

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler muitas, coisas para aprender para
    ser alguem da vida mais eu nunca li um livro da
    Huth Hellmann

    ResponderExcluir
  3. Eu Jà li 3 livros dela e eu Jà conheci ela.
    Eduarda 4ano A

    ResponderExcluir
  4. Eu Jà li 3 livros dela e eu Jà conheci ela.
    Eduarda 4ano A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu Já vi escutei as historias delas no terceiro ano meu nome é Nubya e estou no quarto ano.

    ResponderExcluir
  7. EU não conheço ruth e hellmann nunca li o livro dela.
    graciela 4º A

    ResponderExcluir
  8. Eu já li 4 livros da Ruth Hellmann Bianca 4 ano a.

    ResponderExcluir
  9. interesante muito bonita essa história 4 ano a ryan e joão pedro

    ResponderExcluir
  10. Eu não conheso Ruth Hellmann, mas li um livro dela.
    Fernanda 4 ANO A.
    ESTUDO NA ESCOLA Bernadina.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li um livro da Ruth Hellmann mais gostaria.Os livros dela parece ser legais.

    Beatriz 4 ano a.
    Estudo na escola Bernardina correia de almeida.

    ResponderExcluir
  12. eu gosto muito de historia e brinca.
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU GOSTO DE LER OS LIVROS DA RUTH HELLMAM

      DOUGLAS 4 ANO B

      Excluir
  13. Eu Gosto Muito Dos Livros Da Ruth Hellmam

    Gabriela Ano B

    ResponderExcluir
  14. Nós lemos hoje um livrinho dela e se chama Elefantes Elegantes pelo menos lemos 1.
    Matheus e Israel

    ResponderExcluir
  15. nos ja lemos o seu livro eles é sao maravilhosos.
    4 ano b
    nome EVELLYN TAMIRES

    ResponderExcluir
  16. eu ja escutei algumas historia e achei muito imtereçantes e ja vi ela pessoalmente e amei as estorias dela hoje 11/04 escutei a historia elegantes elegantes ela e uma autora de primeira.

    ResponderExcluir
  17. nunca vi ela pessoalmente hoje 11]04 eu li um livro camado elefamtes elegamtes meu nome é thalia e estou no 4 ano b e estou deixamdo este recado para vocês!

    ResponderExcluir
  18. hoje eu li um livro sobre ela que se chama elefantes elegantes parábens ruth helman brian

    ResponderExcluir
  19. nos lemos um livrinho dela e se chama elefante elegante pelo menos 1 lucas

    ResponderExcluir
  20. eu nao conheço a ruth rellmam mas eu gosto dos livro dela principalmente do livro chamado helefantes elegamtes.
    willian 4 ano b

    ResponderExcluir
  21. Eu nao conheço voce Ruth Hellmam mas sei que voce e uma grande escritora .
    Gustavo Bazilio Quevedo

    ResponderExcluir
  22. nos ja lemos os seu livro ele é muito maravilhosos.
    4 ANO B
    NOME:João Victor

    ResponderExcluir
  23. nos ja o vimos o livro da ruth hellmann eu gostei dimais ea achei interessante

    ResponderExcluir
  24. eu nunca vi ela pessoalmente so que ja escutei a hitoria elefantes elegantes.eu achei muito legal ela e uma autora de primeira.

    ResponderExcluir
  25. Ruth Hellmam estou muito impressionado parabens´

    ResponderExcluir
  26. ela e uma grande escritora eu adoro os seus livros porgue voce fais livros muitolegaise eu ainda vol te conhecer denovotial.
    nathan

    ResponderExcluir
  27. eu não comheço esta pessoa que se chama Ruth Hellmann, mais e uma esgritora eu tenhovom tadi de com mheser ela. beatriz beijos.

    ResponderExcluir