quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ESCOLA MUNICIPAL BERNARDINA TRABALHA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA

Professor César e alunos da escola Araporã

 A atenção dos alunos durante a fala da
professora Cláudia

         Com o objetivo de conscientizar o educando sobre a necessidade da valorização de todas as culturas, a Escola Bernardina viabilizou a apresentação de danças indígenas e a contação de histórias, mitos e lendas indígenas. O trabalho faz parte de um resgate cultural das etnias Guarani e Caiuá, idealizado pela professora de artes, Cláudia Gonçalves Nabhan, da escola Municipal Indígena Agustinho.“Iniciamos esse trabalho de resgate das danças, lendas e mitos na Escola Agustinho e estamos estendendo para as demais escolas”, ressalta Cláudia. Na oportunidade também aconteceram apresentações de danças “sambo” e “mimbu” coordenadas pelo professor César Fernandes Benites.
Segundo a coordenadora Eliane de Fátima Triches, a escola trabalha o respeito às diferenças e “trazer a cultura indígena no âmbito escolar, faz o aluno repensar valores”. Ressalta que a escola tem combatido todos os tipos de preconceito para que não haja nenhum tipo de exclusão e a convivência entre diferentes culturas, costumes, crenças, valores e etnias possa acontecer com respeito e harmonia dentro e fora do ambiente escolar, só assim estaremos fazendo o nosso papel enquanto educadores.
De acordo com a diretora Rose Mary Nolasco, “a escola Bernardina tem procurado se pautar em uma orientação multicultural numa perspectiva emancipatória, pois acreditamos que é no início da vida escolar do educando que se constrói valores para toda vida”

Texto: Eliane de Fátima Triches

Nenhum comentário:

Postar um comentário